-
Arquitetos: PLUG Architecture
- Área: 130 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Román Cordero, David Matute
-
Fabricantes: Blanco, Cemex, Escenium HAUS, Helvex, Tecnolite, Teka, Tramontina, URREA, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jardim imerso e sombreado como o núcleo de um programa doméstico circundante.
Esta residência protege uma árvore e valoriza o jardim como o núcleo de um programa doméstico mínimo. Seu perímetro define meticulosamente sua conexão com o exterior através de quatro paredes com apenas um acesso cada em resposta ao clima (atuando como uma barreira), abrigando as atividades próprias de um enredo multifamiliar.
ANTECEDENTES E REQUISITOS
O projeto está localizado dentro de um terreno multifamiliar que incorpora outras habitações, equipamentos e serviços, logo após o anel periférico, ao norte da cidade. O fato de estar dentro de um lote com áreas verdes e de lazer faz com que você participe várias vezes de eventos e cerimônias que nem sempre fazem parte da sua rotina familiar e às vezes se tornam intrusivos e desconfortáveis se você não quiser fazer parte deles. Portanto, o projeto para essa residência deveria considerar o fato de fechar-se ou abrir-se para essas eventualidades e, ao mesmo tempo, ter um espaço verde individual. A casa deveria ser ajustada a um orçamento de $ 950.000,00 pesos para sua realização, cumprindo um programa de atividades para uma família de 4 membros.
O PÁTIO COMO O CORAÇÃO DO PROJETO
Uma antiga árvore (Cordia dodecandra ou Ciricote) dá lugar ao jardim selvagem que crescerá no pátio interno da casa e será consolidado como uma pequena amostra de vegetação nativa. A estrutura de concreto homenageia a estrutura vegetal, que pressupõe suas transformações fenológicas (floração, frutificação, folhagem) e meteorológicas (sol, lua, chuva, etc.) com tudo o que isso implica (purificação do ar, conforto térmico, redução do estresse e ansiedade, entre outros).
GALERIAS CIRCUNDANTES
O programa doméstico é organizado em 4 alas (ao redor do pátio) orientadas e programadas cada uma com atividades específicas: acesso e estudo (sul), depósito e área íntima (oeste), descanso e limpeza (leste), cozinha e estar (norte). Além disso, cada lado está relacionado ao lote principal através de um único acesso em cada fachada. As paredes do perímetro externo absorvem a temperatura e apoiam o armazenamento do mobiliário e equipamento básico para o desempenho familiar. A higiene pessoal da família é compactada em um único bloco, mas compartimentada para ser usada em paralelo.
TERRAÇOS DE CONEXÃO
A casa seleciona cuidadosamente as aberturas que são conectadas com o ambiente externo através de terraços de pedra funcionando como um elo entre as atividades íntimas da família e as atividades coletivas (familiares), portanto, quando necessário, os membros participam da atividade que ocorre externamente ou criam seu próprio acontecimento interno.
MATERIALIDADE E ECONOMIA
Todos os materiais envolvidos na construção são aparentes e com acabamentos locais e comuns, valorizando a estética natural (textura, vão e grão) dos agregados e concreto, oferecendo uma percepção artesanal que não somente confere um valor à atmosfera, mas contribui também para limitar o investimento.